Voltei a ganhar peso após a Cirurgia Bariátrica: como retomar hábitos saudáveis?

Tendo em vista que a obesidade é classificada como uma doença crônica, multifatorial e de natureza recidivante, as questões comportamentais farão toda a diferença na adesão ao tratamento. Afinal, a função da cronicidade e o cuidado com o peso após a cirurgia bariátrica deverá ser contínuo.

 

A responsabilidade do  resultado do seu emagrecimento não é exclusivo da cirurgia. Ela deve ser encarada como uma ferramenta que será manuseada pelo paciente, com o auxílio das orientações da equipe multidisciplinar.

 

Por diversos motivos, usualmente a longo prazo, poderão ocorrer o ganho peso após a cirurgia bariátrica. Neste caso, a identificação da causa é fundamental para o manejo do tratamento. 

Caso o ganho de peso após a cirurgia bariátrica seja o seu, o primeiro passo é agendar uma consulta com seu médico assistente para direcionar as melhores abordagens terapêuticas.

 

Da parte que compete à nutrição você pode iniciar fazendo uma avaliação com a sua nutricionista. A profissional irá identificar o cenário e os itens que necessitam de ajustes para a elaboração de uma nova programação. Porém, lembre-se, que, não adianta ir a nutricionista se não quiser mudar sua rotina e seus hábitos. 

 

Então segue abaixo algumas dicas

  1. Antes de iniciar sua nova programação, se organize para ter os alimentos propostos disponíveis em casa;
  2. Programe uma rotina; 
  3. Lembrar da Pirâmide Bariátrica, onde é indicado a priorização dos alimentos protéicos; 

    peso após a cirurgia bariátrica
    Foto: Pixabay
  4. Aumentar oferta de folhosos, vegetais, frutas e fibras para que com o volume,  o tempo do esvaziamento gástrico seja retardado, a fim de aumentar a saciedade e evitar ganhar peso após a cirurgia bariátrica;
  5. Reduzir carboidratos, gordura saturada e alimentos de alta densidade calórica. Como por exemplo, pães de farinha branca,  massas, doces, biscoitos recheados, sorvetes, refrigerantes, sucos de fruta industrializados, ultraprocessados e bebidas alcoólicas; 
  6. Se sentir vontade de beliscar, prepare chips proteicos ou de vegetais; 
  7. Busque na internet receitas low carb; 
  8. Deseja um chocolate? Opte pelos amargos, darks ou a partir de 70% cacau; 
  9. Estimular consumo de alimentos lácteos a noite para incentivar a produção de serotonina e melatonina, que irão contribuir para que você tenha uma noite de sono mais tranquila; 
  10. Movimente-se, mesmo em casa, e, use técnicas de relaxamento com atitudes positivas para contribuir no equilíbrio da saúde mental;

 

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Juliana Garcia

Nutricionista

CRN 02100364

 

Voltei a ganhar peso após a Cirurgia Bariátrica: como retomar hábitos saudáveis?