Saiba quais alimentos contribuem para a imunidade

Dando continuidade ao post anterior, desta vez iremos mostrar de um forma responsável e com fundamentação científica, de que forma, pela ótica isolada da nutrição, quais são os alimentos e ou nutrientes que podem contribuir no fortalecimento da sua imunidade.

Relação dos Nutrientes com a Imunidade

Ser infectado aumenta a demanda do corpo por energia e nutrientes. Essa energia é necessária para combater o vírus.

Aminoácidos presentes nas proteínas são essenciais para produzir anticorpos e uma variedade de nutrientes, como as Vitaminas A, C e E, juntamente com os minerais Zinco, Cobre e Selênio ajudam a regular a resposta imune.

A melhor maneira de apoiar seu sistema imunológico é manter uma dieta saudável e equilibrada, com muitos alimentos ricos em vitaminas e minerais, além de alguns alimentos de origem animal, ricos em Ácidos Graxos Essenciais (peixes de água fria e óleos de peixes) e a vitamina B12. 

Alimentos ricos em fibras (cereais integrais, vegetais, frutas etc ) e os probióticos presentes por exemplo nos iogurtes ou no Kefir, promovem a diversidade de microbiomas no intestino grosso também são importantes para a imunidade, já que foi demonstrado que a microbiota intestinal saudável desempenha um papel fundamental na resposta imune do corpo. 

Estudos demonstram que a L-Glutamina também poderá exercer um importante papel imunomodulador, por ser a maior fonte de energia das células da mucosa intestinal, ela é responsável por até 70% da proteção imunológica do corpo humano, pois estão envolvidas no processo de resposta imune.

A Vitamina D também pode ser mais uma aliada. Um estudo conduzido por cientistas na Universidade de Turim, na Itália, indicou aos pesquisadores que, a vitamina é uma ferramenta capaz de reduzir os fatores de risco da doença.

Não podemos deixar de lembrá-los que mesmo em isolamento, ao ficarmos 10 minutos na janela expostos ao sol, nosso corpo será capaz de sintetizá-la, além do fato da mesma já estar contida em seu polivitamínico de uso diário, sendo ele de boa qualidade.

Aos pacientes bariátricos, antes de pensar em usar qualquer suplemento isolado, jamais deixem seus suplementos de uso contínuo, os proteicos e a dieta, que fazem parte dos cuidados básicos do dia a dia, pois isso que irá garantir de fato um estado nutricional equilibrado e saudável.

Juliana Garcia

Nutricionista 

Crn 02100364

 

Saiba quais alimentos contribuem para a imunidade