Qual o impacto da Covid-19 em pessoas com obesidade e diabetes?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a obesidade e doenças associadas (como o diabetes) costumam ser fortes indicadores de risco para o agravamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave. Sendo assim, fica o questionamento: qual o impacto da Covid-19 em pessoas com obesidade e diabetes

A relação da Covid-19 em pessoas com obesidade e diabetes está atrelada justamente ao agravamento da situação, caso o indivíduo venha a contrair o vírus. Por isso, os pacientes que ainda não possuem o controle pleno dessas doenças, devem realizar o isolamento e redobrar os seus cuidados. 

Como cuidar? 

Se alimentar bem é um passo importante para evitar a Covid-19 em pessoas com obesidade e diabetes. Por isso, o ideal é investir em alimentos que ajudem a fortalecer a imunidade. Os mais indicados são: 

  • Os que possuem efeito anti-inflamatório, como: alecrim, gengibre e orégano; ⠀
  • Frutas que sejam ricas em vitamina C: laranja, limão e kiwi; ⠀ ⠀
  • Alimentos como alho e cebola possuem uma importante função antiviral no organismo; 
  • Os alimentos com forte concentração de ômega 3: peixes, azeites de oliva e folhas escuras. ⠀

Uma alimentação saudável é aconselhável não só para se cuidar do novo coronavírus, mas também para controle da obesidade e diabetes. Confira as dicas da nutricionista da Equipe Multidisciplinar, Juliana Garcia. 

Atividades físicas são importantes! 

É necessário se manter ativo, mesmo durante a quarentena. Para isso, uma opção é realizar exercícios em casa. Por meio de movimentos funcionais com o peso do próprio corpo, é possível ativar os músculos e conseguir bons resultados. Com treinamentos realizados três vezes por semana, mesmo não tendo os equipamentos que podem ser encontrados na academia, já é possível alcançar bons resultados. Porém, cuidado com os exageros. O preparador físico da Equipe Multidisciplinar, Fábio França, possui algumas dicas para um treino ideal.

Continue nos acompanhando para obter mais dicas como essas. Estamos também no Facebook e Instagram

 

Qual o impacto da Covid-19 em pessoas com obesidade e diabetes?