Quais os tipos de Cirurgias Bariátricas existentes?

A Cirurgia Bariátrica destacou-se nos últimos anos como a forma mais eficaz de controle do peso a longo prazo. Caracteriza-se por intervenções no Sistema Digestório com a intenção de promover o controle da Obesidade e a consequente resolução das doenças comumente relacionadas ao sobrepeso ( Hipertensão Arterial, Diabetes, Esteatose Hepática, etc). De acordo com o Dr. Mauricio Emmanuel, especialista em Cirurgia Bariátrica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), as estatísticas indicam que 85% dos pacientes operados em clínicas especializadas mantém os resultados obtidos mesmo anos após o procedimento. Confira as modalidades de tratamento disponíveis a seguir.

Tratamento Endoscópico

São métodos onde a via de acesso para o tratamento não é cirúrgica mas endoscópica, ou seja através da boca do paciente. Com o método pode-se instalar um Balão Intra-Gástrico ou suturar o estômago internamente (gastroplastia endoscópica). Além de tratar o sobrepeso é via de acesso importante para tratar os casos de recidiva da obesidade.

Tratamento Cirúrgico

Existem várias técnicas reconhecidas pela comunidade médica para o tratamento da Obesidade. As mais utilizadas no Brasil são a Gastrectomia Vertical ( Sleeve Gastrectomy) e a Gastroplastia redutora com desvio intestinal ( By-pass Gástrico ) ambas com bons resultados respeitadas sua indicação.

Quais os benefícios da Cirurgia Bariátrica? 

A Cirurgia Bariátrica, além do controle do sobrepeso\obesidade, promove a remissão ou a melhora das doenças associadas, às co-morbidades. Ou seja, afasta o paciente das situações de risco que estas condições oferecem: exemplo, a Diabetes, Hipertensão, entre outros. 

Como saber qual o método mais indicado? 

Para isso, o paciente deve passar por uma consulta inicial com um cirurgião bariátrico, realizar exames e consultas de pré-operatório. Desta forma, é possível identificar as condições clínicas do paciente e oferecer um preparo adequado antes da cirurgia. Ao retornar com os resultados o cirurgião bariátrico definirá o melhor método de tratamento para aquele indivíduo.

Procure um especialista de confiança! 

Antes de passar por qualquer um dos métodos de cirurgia bariátrica existentes, é necessário buscar um profissional especializado e experiente. O paciente pode pesquisar se o cirurgião é especialista em cirurgia bariátrica no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)

 

Atendimento Clínica Dr. Maurício Emmanuel

Neste período de pandemia a recepção da Clínica Dr. Maurício Emmanuel está em atendimento diariamente das 10h às 16h pelos telefones: (21) 2226-6391/2226-6392 e 2226-6395. Os atendimentos pelos canais digitais são realizados pelo WhatsApp : (21) 98832-6395 e-mail: atendimento@mauricioemmanuel.com.br

 

Quais os tipos de Cirurgias Bariátricas existentes?