Fique em casa e drible a ansiedade

A situação é real, global e não temos como fugir dela. Enfrentamos uma pandemia da Covid-19, a recomendação que mais ouvimos é “fique em casa” e com ela, nossas emoções vão flutuando ao longo deste período. Dificilmente conseguimos driblar por completo a ansiedade, o medo, a tristeza e a raiva.

O distanciamento social, a mudança brusca e quase completa da nossa rotina e a ameaça real à saúde traz um desafio a todos nós. Podemos vir a nos sentir sobrecarregados e temerosos de em, algum momento, perder o controle da ansiedade, comprometer o processo de recuperação e os ganhos de saúde que vínhamos conquistando a partir do grande desconforto emocional gerado.

As consultas presenciais precisaram ser suspensas, o grupo Multidisciplinar naturalmente não pode continuar acontecendo, mas, acalme-se. Vamos seguir juntos neste momento, oferecendo orientações de enfrentamento e manejo da ansiedade e atendimentos virtuais para os casos pontuais que precisarem de um acompanhamento mais intensivo e quiserem investir nele.

Procure aceitar a situação de forma realista, evitando um julgamento ou crítica excessiva de um dia em que tenha se sentido mais ansioso ou que tenha deixado de praticar seu autocuidado. Foi apenas um dia. Você pode retomar no dia seguinte, ainda que num ritmo mais lento, mas você pode voltar. Resistindo você estará prolongando e intensificando o seu desconforto. Quanto maior o tempo de confinamento, maior o impacto no nosso equilíbrio emocional, portanto, combata a sensação perigosa de querer “entregar os pontos”, com a lembrança de que nada é fixo ou permanente. 

Respire longa e pausadamente. Nem a quarentena vai durar para sempre e nem a ansiedade que você está sentindo. Não valorize o que precisou interromper agora, descubra novas formas de se cuidar, acredite que você pode controlar as emoções negativas e perceba que sairá mais forte por ter vencido mais este desafio.

Loise Ataliba – CRP 05/23397

Psicóloga da Equipe da Clínica Multidisciplinar

Caso necessário, você pode nos acionar por telefone/whatsApp. Estamos disponíveis no: (21) 98832-6395 ou pelos e-mails: atendimento@mauricioemmanuel.com.br e exames.mauricioemmanurl@gmail.com

 

 

Fique em casa e drible a ansiedade