Entenda a importância dos exercícios físicos durante o isolamento

Precisamos nos manter ativos durante a quarentena. Isso é muito importante no pós operatório. Para isso, os exercícios feitos em casa são uma ótima opção. Por meio de movimentos funcionais com o peso do próprio corpo, é possível ativar os músculos e conseguir bons resultados. Com treinamentos realizados três vezes por semana, mesmo não tendo os equipamentos adequados, já é possível alcançar bons resultados. 

 

Benefícios 

 

O exercício físico moderado ajuda bastante na redução de fatores emocionais decorrentes do ócio, como, ansiedade, irritabilidade, insônia e também da manutenção da massa magra. Porém, é importante frisar que sedentários devem iniciar as atividades físicas de forma leve e moderada, respeitando suas limitações e restrições físicas. Por isso a importância de se ter a orientação do profissional de educação física, para que não haja exageros ou alguma consequência que resulte em prejuízos à saúde. 

 

É grande a necessidade dos exercícios físicos durante esse período, mas é importante observar com muita atenção a individualidade biológica de cada um. O risco à saúde pode ocorrer quando a pessoa que busca atividade saudável não conhece suas próprias limitações.

 

O treino ideal 

Um treino ideal deve ser o que trabalhe todos os músculos do corpo. As flexões de braço, os polichinelos, avanços, passadas, corridas ao redor da casa ou ( estacionada) e movimentos de subida e descida de escada são boas opções para inserir na rotina de exercícios . Além disso, existem materiais que podem ajudar a simular um peso, como os utilizados em academias, como por exemplo, pacotes de arroz e garrafas de água. 

 

Fabio França

Preparador Físico da Equipe da Clínica Multidisciplinar

 

Entenda a importância dos exercícios físicos durante o isolamento