Desvendando rótulos: Diet x Light X Zero

Hoje em dia ir ao supermercado e passar pelas gôndolas com inúmeras opções disponíveis não tem sido nada fácil. Principalmente quando nos deparamos com as rotulagens contendo as palavras diet, light e zero! E para te ajudar, iremos simplificar essas definições e conceitos, de acordo com a Portaria SVS/MS 29/1998, de Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

 

Diet

 

Os alimentos DIET são aqueles destinados às dietas com restrição de nutrientes (ex: açúcares; gorduras; proteínas e sódio). Logo, são alimentos formulados especialmente para grupos populacionais que apresentam condições fisiológicas específicas, contendo em sua composição quantidades insignificantes ou totalmente isentos de algum nutriente.

 

Como por exemplo, estão as geleias de frutas para dietas com restrição de açúcares, sendo permitido apenas a presença dos açúcares naturalmente existentes nas matérias-primas utilizadas (em alguns casos são adicionados adoçantes para obtenção do sabor “doce”).

 

Contudo, esses alimentos não são necessariamente indicados para dietas com restrição calórica para fim de emagrecimento, como é o caso do chocolate diet, que não contém açúcar, mas a quantidade de gordura é elevada, aumentando assim sua densidade calórica. 

 

Já os termos LIGHT e ZERO, segundo a portaria são informações nutricionais complementares e opcionais, que afirmam ou sugerem que o alimento possui uma ou mais propriedades nutricionais particulares, relativas ao seu valor calórico e/ou ao seu conteúdo de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras alimentares, vitaminas e/ou minerais, quando comparadas ao mesmo alimento em sua versão original.

 

Light 

 

Alimentos LIGHT são aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético ( calórico) reduzida em no mínimo 25% quando comparado ao mesmo alimento na versão tradicional. 

 

ZERO

 

Os alimentos ZERO, são isentos de algum nutriente, comparados com o mesmo na versão tradicional. Para existir a alegação de, por exemplo, “zero açúcar”, o produto pode apresentar no máximo 0,5 gramas de açúcar em 100 gramas do alimento pronto para o consumo. 

 

Agora que você já sabe identificar, fique atento às suas necessidades individuais e não se engane na hora da sua escolha! 

Juliana Garcia

Nutricionista

CRN 02100364

 

Desvendando rótulos: Diet x Light X Zero