Como gerenciar a sua alimentação e comportamentos alimentares durante o Isolamento Social

Neste momento tão delicado, as mudanças são praticamente inevitáveis. À medida que as circunstâncias estão mudando para todos nós, somos obrigados a nos adaptar, e nem sempre isso ocorre de uma maneira natural e orgânica, para algumas pessoas, o processo de adaptação e aceitação dessas mudanças são tranquilos, contudo, para outras não, são bastante difíceis e incômodas, e normalmente acabam, involuntariamente, buscando uma sensação de alívio, conforto e segurança por meio da comida.

A situação atual da Covid-19 é diferente de tudo que já vimos e vivemos em nossas vidas. Portanto, naturalmente, espera-se que nossos comportamentos, padrões de pensamento e humor também mudem durante essa quarentena.

O fato é que houve uma grande mudança no nosso dia a dia. A tecnologia nos atropelou, o homeschooling chegou. Algumas pessoas tornaram-se involuntariamente donos de casa, outros se reinventaram, ou polarizaram-se na política. Também existem aqueles que tornaram-se heróis, ou que se perderam na dúvida do amanhã, ou na incerteza do seu sucesso, profissional ou pessoal. E nessa última esfera encontram-se muito de nossos pacientes, os “ bariátricados”, tanto a curto, médio ou longo prazo.

Quantas incertezas, medos, agonias e inseguranças?!

Contudo, em relação aos sentimentos, esses são comuns a grande maioria da nossa população

Enfim, seja da forma que for, algo mudou e a única certeza que temos, é que não sabemos como nem quando, mas que isso tudo uma hora vai passar.

Então até lá, não se culpe, não julgue e seja gentil consigo mesmo. Mas seja responsável sem ser cruel! Tente dizer a si mesmo: “Estou fazendo o melhor que posso neste momento” e realmente tente fazer, mas se fraquejar, não desista. E na próxima oportunidade tente novamente.

Mas como fazer isso? Primeiro não esqueça que você não está sozinho nessa. Mesmo de longe nós da Equipe Multidisciplinar estamos aqui para orientá-los!

No próximo post, daremos 10 dicas bem práticas e úteis para ajudá-los a passar por este isolamento sem comprometer seu tratamento!

Então, nos acompanhe!

 

Juliana Garcia

Nutricionista 

Crn 02100364

 

Como gerenciar a sua alimentação e comportamentos alimentares durante o Isolamento Social