Alimentação, Nutrientes e Imunidade em tempos de Covid-19

Com a disseminação do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), o interesse pelo tema associado a nutrição e imunidade, tem vindo a tona! Por este motivo, e dando continuidade ao nosso post anterior, onde falamos dos cuidados nutricionais básicos do paciente bariátrico na manutenção da saúde, nossa conversa será sobre o papel da alimentação e seus nutrientes no fortalecimento da imunidade.

Mas como o assunto possui um conteúdo bem consistente, iremos dividi-lo em duas partes para você que nos acompanha. 

Primeiro iremos desmistificar alguns conceitos e entender um pouco mais sobre o assunto imunidade e no próximo falaremos especificamente dos nutrientes com ação imunomoduladoras, se assim podemos dizer. 

Porém antes de iniciarmos, gostaríamos de esclarecer algumas ideias e conceitos equivocados sobre nutrição, imunidade e Covid-19.

Então vamos aos fatos:

 

  • Nenhum alimento ou suplemento irá te proteger ou lhe blindar da contaminação;

 

 

  • O aumento da imunidade não fará com que você deixe de ser contaminado;

 

“Um sistema imunológico que funcione bem é essencial para fornecer uma defesa robusta contra organismos patogênicos” .

O sistema imunológico é um dos sistemas corporais mais complexos. Essa complexidade significa que, além do estado nutricional, há uma enorme variedade de outros fatores, incluindo genética, estresse, idade, condição de saúde e a própria obesidade que podem afetar a resposta imune, e desta forma o sistema não pode ser modificado agudamente por nenhuma intervenção nutricional específica

Direcionando o tema para o Covid-19, o fortalecimento da imunidade numa visão mais ampla, teria como objetivo, mas não garantido, no abrandamento dos sintomas, caso ocorra a contaminação.

E como os alimentos com seus nutrientes de fato poderão contribuir nessa questão ?

Siga para o nosso próximo post e descubra!

Juliana Garcia

Nutricionista 

Crn 02100364

 

Alimentação, Nutrientes e Imunidade em tempos de Covid-19