A importância das emoções positivas durante a quarentena!

Passadas muitas semanas de quarentena , entramos numa fase em que dentre todos os recursos protetivos que precisamos criar e manter para resguardar nossa saúde, também se faz importante equilibrar nossa saúde mental: precisaremos chegar vivos e saudáveis ao fim de tudo isso. E as emoções positivas podem nos ajudar. 

Nossas emoções nos afetam não só mentalmente, psicologicamente, interiormente, mas também na nossa saúde, corpo e disposição. Você pode se sentir mais vitalizado e com maior motivação estando sintonizado em emoções positivas. Desta forma, enfrentando esse período tão difícil de forma mais resiliente. Não podemos determinar o tempo em que estaremos todos juntos novamente, mas é preciso acreditar que é passageiro e que nossa vida, aos poucos, irá voltar à normalidade.

Sentimentos e emoções

Falamos de alegria, gratidão, solidariedade, interesse, inspiração, orgulho e diversão, como alguns dos exemplos de emoções positivas que tem força de reequilíbrio. Esses são sentimentos que neutralizam as emoções negativas que surgem em um dia mais difícil. No exato momento em que lhe vier algum sentimento negativo, rapidamente troque por uma emoção positiva, pode ser uma das que citei ou qualquer uma de sua escolha.

Ao experimentarmos a emoção da gratidão pelo que temos à nossa volta neste exato instante em que conseguimos vencer mais um dia de quarentena, por exemplo, conseguimos neutralizar um sentimento de impotência ou de insegurança. Ao vivermos um momento genuíno de Diversão, que nos traga as risadas e a troca numa conversa positiva com alguns amigos em uma videochamada , conseguimos reduzir o estresse vivido horas antes. 

É possível que ao sentir interesse por atividades nunca antes realizadas você já comece a vivenciar orgulho por estar conseguindo realizá-las agora. Sempre vencendo o medo de estacionar ou de regredir nas conquistas anteriores. Aprenda a fazer as pazes com o momento vivido, afirme a si mesmo: “Tudo é perfeito do jeito que é aqui e agora”.

Veja também: Fique em casa e drible a ansiedade!

Loise Ataliba – CRP 05/23397

Psicóloga da Equipe da Clínica Multidisciplinar

Caso necessário, você pode nos acionar por telefone/whatsApp. Estamos disponíveis no: (21) 98832-6395 ou pelos e-mails: atendimento@mauricioemmanuel.com.br e exames.mauricioemmanurl@gmail.com

 

A importância das emoções positivas durante a quarentena!