A alimentação pós-cirurgia bariátrica

Se você está pensando em cirurgia bariátrica, certamente questões relacionadas a alimentação estarão entre as mais cotadas da sua lista! E provavelmente você deve estar se perguntando o que esperar após o procedimento, não é mesmo? E a resposta é bem simples: Muitas coisas! Porém, respeitando todas as etapas da dieta e com muita responsabilidade. E para entender melhor como e os porquês, nós estamos aqui para ajudá-los a compreender todos esses processos, com orientações referentes a alimentação pós-cirurgia.

A alimentação no pós-operatório

Existem várias fases da dieta após a cirurgia bariátrica e metabólica. Elas evoluem de acordo com o tempo pós cirúrgico e a sua aceitação. Assim, gradativamente os alimentos, as consistências e os volumes, acompanharão essas mudanças.

Atenção!

Antes de iniciar as explicações dessas fases, vale ressaltar um alerta muito importante: É comum, por mais curioso que pareça, após a cirurgia, você sentir-se tão bem, que chega ao ponto de questionar se realmente foi submetido a uma cirurgia gástrica.

Sim, isso é verdade e acontece mesmo! Mas não significa que você já estará liberado para comer alimentos sólidos ou diferentes dos que estarão na sua lista. O tempo de recuperação do seu estado clínico geral, é diferente do tempo de recuperação do seu estômago, que precisa desinchar e cicatrizar, entendido?!

Dieta zero

Imediatamente após o procedimento, você não irá ingerir nada, estará em dieta Zero. Ou seja, receberá hidratação venosa, até a hora em que o seu cirurgião lhe avaliar e assim liberar a sua dieta, que iniciará dentro do próprio hospital, sendo esta a Líquida Restrita.

Esse será o primeiro passo da nova vida do paciente bariátrico. Ficou curioso para saber como é?

Me acompanhe e entenda esse passo a passo no próximo post!

Juliana Garcia

Nutricionista 

Crn 02100364

A alimentação pós-cirurgia bariátrica