Saiba quais os cuidados recomendados para pacientes bariátricos

A cirurgia de redução de estômago é uma mudança não apenas no corpo, mas também no estilo de vida. Esse é o momento em que os pacientes bariátricos passam a consumir uma quantidade reduzida de alimentos, a tornar como hábito os exercícios físicos e os cuidados com a saúde da mente.

Alimentação balanceada

Uma das principais precauções para pacientes bariátricos deve ser a alimentação. Após o procedimento, as refeições deverão passar por algumas fases que devem ser acompanhadas por um profissional, sempre se atentando com a mastigação, quantidade e valor nutritivo dos alimentos. As etapas são: dieta líquida restrita, dieta líquida completa, dieta pastosa e dieta regular.

Acompanhamento psicológico para pacientes bariátricos

Outro cuidado importante para pacientes bariátricos é o com a saúde mental. O psicólogo especialista em condutas alimentares reconhece que existem dificuldades chamadas de invisíveis e que muitas vezes não são consideradas pelo paciente como fatores que atrapalham a recuperação.

Porém, o equilíbrio emocional é um forte aliado. Após a operação, um acompanhamento estratégico deverá ser realizado, a fim de combater alguns desafios como: ansiedade, sintomas depressivos, estresses e outros conflitos que podem afetar o novo estilo de vida.

Leia mais:  A importância do acompanhamento psicológico após a Cirurgia Bariátrica

Exercícios físicos 

Outro cuidado importante para pacientes bariátricos deverá ser com a prática de exercícios. Sendo assim, é necessário considerar que o procedimento se trata de algo invasivo e que leva o  paciente a uma perda de peso acentuada, não só pela eliminação de gordura, mas também pela redução da massa magra. Com o acompanhamento de um profissional, os exercícios farão parte constante na vida do indivíduo, com atividades que estimulem o aumento da massa muscular. Ou seja, potencializando a queima de gordura e gerando uma melhor composição corporal.

Leia também: Saiba quais as melhores opções de exercícios físicos após a cirurgia bariátrica

Suplementos vitamínicos

Com a cirurgia bariátrica, o corpo passa por diversas alterações. A quantidade de alimentos consumida é reduzida, sendo natural a necessidade de ingerir nutrientes que são importantes para o bom funcionamento da estrutura física humana. Por essa razão, os suplementos se tornam imprescindíveis para reforçar a dieta com vitaminas, minerais e cálcio.

Gostou do conteúdo? Nos acompanhe também pelo Facebook e Instagram!

Saiba quais os cuidados recomendados para pacientes bariátricos