Perder peso e emagrecer: qual a diferença?

Durante um processo de reeducação alimentar é normal ocorrer momentos em que ao subir na balança, identifica-se que os números não foram reduzidos. Sendo assim, geralmente, esse é o momento em que as preocupações surgem, e também os questionamentos para entender o que está sendo feito de errado. A resposta é simples, há uma diferença bem pequena, mas decisiva entre perder peso e emagrecer.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) o ato de perder peso se refere apenas aos números da balança, enquanto emagrecer está relacionado à redução de gordura corporal. Por isso, é importante, antes de mais nada, ter em mente que existem três tipos de tecidos que compõe o corpo humano e que cada um possui sua particularidade: Massa de gordura, Massa Livre de Gordura (massa muscular, óssea, cartilagens, ligamentos e tendões) e fluidos extra e intracelulares.

 

Acompanhamento completo 

 

É importante que ao realizar dietas, seja feito um acompanhamento completo a fim de beneficiar todos os tecidos e, assim, equilibrar a sua composição corporal. Desta forma, investir em uma dieta saudável à base de verduras, frutas e legumes, além disso, atividades físicas com frequência são ações essenciais para este processo. Estas etapas se complementam pois se uma pessoa reduz o peso sem praticar exercícios, acaba perdendo sua massa magra e mantendo o tecido adiposo, ou seja, a gordura. Por essa razão, perder peso e emagrecer são coisas diferentes, que vão além dos números na balança.

 

A importância de ganhar massa muscular

 

O ganho de massa muscular é um importante agente para a melhora de diversos aspectos relacionados ao emagrecimento como: envelhecimento, saúde e estética. Um dos principais ativos dessa adaptação é a prática de exercícios, principalmente do tipo resistido (musculação). O indicado por profissionais de educação física é que sejam realizadas atividades no mínimo três vezes por semana, de acordo com a aptidão de cada um.

Quer saber mais sobre quais os exercícios indicados? Leia também: Como manter ou aumentar massa muscular com exercícios físicos

 

Formas de monitorar

 

Como saber se está perdendo gordura ou massa magra? Atualmente, o mundo da medicina conta com as tecnologias mais avançadas para realizar a verificação. Desta forma, possui diversas maneiras de bioimpedância, exame que possibilita mensurar a evolução do emagrecimento do paciente, visualizando a porcentagem de massa corporal, gordura, entre outros.

Para ter acesso a mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog e também as redes sociais: Instagram e Facebook.

Perder peso e emagrecer: qual a diferença?