A Prefeitura do Rio de Janeiro determinou que pacientes bariátricos podem se vacinar contra a Covid-19, como grupo prioritário, independentemente de seu peso atual ou da data da cirurgia. Portanto, se você foi submetido ao procedimento cirúrgico, já é possível tomar uma das doses da vacina. Para saber mais sobre a inclusão no plano de vacinação da cidade, documentos necessários e requisitos, leia mais a seguir!
Todos os pacientes bariátricos podem se vacinar contra a Covid-19?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a carteirinha digital fornecida para pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica será reconhecida pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMSRJ) como documento comprobatório para vacinação contra COVID-19. Mas um dos requisitos é ter feito o procedimento com médicos membros da SBCBM.
A medida tem como objetivo facilitar o acesso do paciente ao documento, sem que haja necessidade de ir até a clínica ou consultório do cirurgião que realizou o procedimento, evitando filas e atrasos.
Leia também: Obesidade: doenças associadas e a melhora após cirurgia bariátrica
Como conseguir o documento?
Para ter acesso a carteirinha, é preciso realizar um cadastro no aplicativo Barilife, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play ou App Store.
Os pacientes devem preencher alguns dados pessoais como dados da cirurgia, o nome do cirurgião bariátrico que realizou a operação e o do hospital em que o procedimento foi realizado.
Após o cadastro das informações, o paciente deverá aguardar a aprovação dos dados pelo médico, que será notificado sobre o cadastro e fará uma avaliação. Se estiverem corretos, a carteirinha será liberada.
Além disso, outra novidade é que o documento conta com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo para autenticação e comprovação dos dados.
Leia também: A importância de manter atividades físicas regulares
Onde pacientes bariátricos podem se vacinar contra a Covid-19?
Para conferir a data, o local e horário de vacinação do seu grupo prioritário, o paciente bariátrico deve acessar o site da Prefeitura do Rio de Janeiro e consultar as informações.
Quer ter mais informações e dicas sobre saúde? Siga-nos em nossas redes sociais Instagram e Facebook.