O papel da nutrição no pré-operatório da cirurgia bariátrica

É comum pensar que o “tudo”, num conceito abrangente referente a cirurgia, começará apenas após o procedimento. Porém, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o pré-operatório, já faz parte do tratamento nutricional da cirurgia bariátrica. Nesta etapa, estão inseridas questões bastante significativas e de grande importância que farão diferença para a sua adaptação e sucesso no pós-operatório.

Nutrição no pré-operatório 

Um dos objetivos da avaliação nutricional do pré-operatório, é conhecer o perfil alimentar do paciente. Desta forma, é possível identificar por meio de seu relato, qual cirurgia estará mais adequada ao seu perfil, associado ao seu quadro clínico. Além disso, identificamos carências nutricionais para serem corrigidas, que são muitas e também analisamos condutas dietéticas que precisarão ser modificadas, corrigidas e ajustadas à nova realidade que estará por vir. 

Principais orientações

Algumas orientações são comuns a todos, entre elas: treinar a mastigação, comer devagar e retirar os líquidos durante as refeições principais. Essas instruções não fazem parte apenas da questão da educação nutricional, mas também de um treinamento para que a transição para etapa sólida seja mais tranquila.

O medo da necessidade da perda de peso no pré-operatório, é uma questão bastante comum. Entretanto, essa recomendação não é generalizada. Cada paciente será avaliado individualmente para analisar se haverá ou não essa necessidade. Afinal, existem condições clínicas específicas para essa indicação.

Contraindicações 

Famosas despedidas aos restaurantes, fast food, rodízios também são bastante comuns nesta etapa. Porém não são recomendadas e são contraindicadas, pois favorecem o aumento de peso no pré operatório. Desta forma, ampliam também o risco cirúrgico, a quantidade de gordura visceral, que prejudicam a respiração, e entre outras complicações.

Na véspera da cirurgia recomendamos uma alimentação mais leve. A partir das 22:00h do dia anterior, você entrará em dieta zero, e normalmente 24h após a cirurgia, os primeiros caldinhos ralos, começarão a ser liberados.

Mas sobre esse assunto, já temos um post prontinho para você, clica aqui e confira!

Juliana Garcia

Nutricionista

CRN 02100364

 

O papel da nutrição no pré-operatório da cirurgia bariátrica