Nutrientes e alimentos que ajudam a cuidar do seu sistema imunológico

De acordo com a ONG Oncoguia, o  sistema imune é a linha de defesa do nosso corpo contra doenças causadas por vírus, infecções, tumores e bactérias. Nesse contexto, nos últimos dois anos, assuntos relacionados ao sistema imunológico tem chamado muita atenção, e despertado algumas preocupações em pacientes obesos, inclusive aos que foram submetidos a cirurgia bariátrica, em função da restrição gástrica, alimentar e possível desvio intestinal que comprometem a tolerância, ingestão e absorção de algumas nutrientes.

 

Contudo, é importante ressaltar que, para esses pacientes, com uma dieta equilibrada, associado ao uso dos suplementos nutricionais adequados e com o devido acompanhamento multidisciplinar, esse temor torna-se desnecessário, sendo assim, alguns cuidados poderão ser tomados para potencializar nossa imunidade natural

 

Vamos ver como?

 

Uma dieta equilibrada, com frutas, verduras e legumes é extremamente importante para ajudar a fortalecer a imunidade. Desta forma, é possível ainda reduzir as chances de ficar doente e ainda acelerar sua recuperação. Confira quais são os nutrientes e alimentos que ajudam a cuidar do seu sistema imunológico:

 

Nutriente Benefícios para o sistema imunológico Fonte de alimentos

(Principais)

Zinco Atua no desenvolvimento e no funcionamento das células imunológicas. Carne vermelha,Frutos do mar, Frango e Cereais fortificados
Magnésio Regulam a função imunológica aumentando a resposta imune à doença. Nozes, Amêndoas, Castanha-de-Caju e Verduras
Selênio Diminui inflamações. Castanha-do-Pará, Atum e sardinha, Camarão, Arroz Integral e Ovos
Vitamina A Atua no desenvolvimento do sistema imune, na produção de células de defesa e no aumento da resposta contra invasores como vírus e infecções. Queijo, Gema de ovo, Manga, Mamão, Cenoura, Batata doce e Fígado
Vitamina D Produção de proteínas importantes para a ativação do sistema imunológico. Salmão, Atum e sardinha, Ovos, Queijos, Cogumelos, Cereais e shakes e fortificados
Vitamina E Antioxidante responsável pelo aumento das células de defesa. Amêndoas, Avelã, Castanha-de-Caju, Amendoim e Semente de girassol
Probióticos Aumento de anticorpos e proteção contra infecções Iogurte natural, Kefir e Leite fermentado
Ômega 3 Ação anti-inflamatória. Sementes de chia e linhaça, Salmão, Sardinha, Alimentos fortificados e Nozes

 

Fonte: ONG Oncoguia

 

Juliana Garcia

Nutricionista

CRN 02100364

Nutrientes e alimentos que ajudam a cuidar do seu sistema imunológico