Musculação e treino aeróbico no pós-operatório

Cardio ou força? Tracei dois perfis para se entender como programar sua rotina de treino. Musculação ou treino aeróbio? Confira:

 

Os benefícios do treino de cardio 

 

Geralmente os treinos aeróbicos são bem mais alegres e motivantes. Sendo assim, se destaca por ser uma atividade realizada em grupo ou individual, podendo ser feita em diversos ambientes.

 

Porém é comum pensar que, quanto mais caminhar ou correr, melhor será a forma. Mas acabam esquecendo que nosso corpo vive se adaptando, ou seja, se acostumando em um determinado tipo de treino. Para se ter resultados progressivos ,como aumento da capacidade respiratória e do gasto calórico ,é preciso focar e sair da zona de conforto. Desta forma,variando bastante seu treino, para melhora do rendimento .

 

Os benefícios do treino de força

 

O treino de força vem com o objetivo de aumentar sua massa magra. Sendo assim, algo crucial no seu tratamento. Essa modalidade vai tornar o seu tronco mais forte para suportar o peso do seu corpo, manter a postura ideal durante outros exercícios (especialmente na corrida) e no dia a dia. Com isso, resultando  em braços e pernas mais fortes.

 

Músculos mais fortes significam desempenho melhor, melhora no metabolismo, prevenção de lesões , consciência corporal e aumento do consumo de gordura corporal. Lembrando que, devido a dieta e outros fatores, temos uma  perda grande de massa muscular no pós-operatório.

 

Então o que fazer?

Enquanto o treino cardio é considerado mais divertido do que outros tipos de exercício e te dá uma série de benefícios para a saúde, apenas fazer exercícios de cardio significa que você estará abandonando outras necessidades musculares do seu corpo. O treino de força é a melhor maneira de construir mais massa magra , manter a gordura longe, e aumentar a flexibilidade.

 

Leia também: Saiba quais as melhores opções de exercícios físicos após a cirurgia bariátrica

 

Qual é a solução ? 

 

Um plano de treino que incorpore tanto cardio como força vai te atender suas necessidades de forma abrangente no pós operatório.

 

Fabio França

 

Preparador Físico da Equipe da Clínica Multidisciplinar

Musculação e treino aeróbico no pós-operatório