Deficiência de ferro no pós-operatório da Cirurgia Bariátrica

Das principais deficiências nutricionais no pós-operatório da cirurgia bariátrica, a anemia ferropriva, causada pela deficiência do ferro, encabeça essa lista, com a prevalência de até 66% dos pacientes, a longo prazo. Inúmeros fatores contribuem para esse déficit, como por exemplo, a redução do tamanho do estômago que leva a uma hipocloridria gástrica e a uma menor capacidade de ingestão alimentar, a exclusão dos principais locais de absorção do Ferro (duodeno e jejuno proximal), intolerâncias alimentares, baixa adesão ao tratamento, suplementação inadequada, inclusive fatores econômicos, religiosos e ideológicos.

Palidez, cansaço, falta de apetite, apatia, palpitações e taquicardia, são as principais manifestações clínicas do estágio inicial da anemia ferropriva, e nos estágios mais avançados da doença, ocorrem alterações na pele e nas mucosas (atrofia das papilas da língua e fissuras nos cantos da boca), assim como nas unhas e nos cabelos.

Leia mais: Alimentos no pré-operatório: quais devo priorizar?

Em que alimentos encontrar o ferro

O ferro pode ser encontrado tanto em alimentos de origem animal, chamado de Ferro-heme, pois é derivado das hemácias e das células musculares, sendo este mais biodisponível, ou seja, é mais facilmente absorvido. O mesmo também pode ser encontrado em alimentos de origem vegetal, denominado Ferro não-heme.

Alimentos como as carnes vermelhas, miúdos e vísceras vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e couve, leguminosas, como grão-de-bico, lentilha, ervilha e os  feijões, são suas principais fontes.

Então, para evitar o surgimento desta deficiência, e não fazer parte desta estatística, cuide bem da sua dieta e não esqueça de usar seu polivitamínico diariamente, além, obviamente de consultar-se regularmente com a sua equipe multidisciplinar. Cuidem-se!

Em caso de dúvidas entre em contato com a sua equipe multidisciplinar!

Juliana Garcia

Nutricionista

CRN 02100364

 

 

Deficiência de ferro no pós-operatório da Cirurgia Bariátrica