Confira os melhores exercícios no pós-operatório

Após a cirurgia bariátrica você precisa mudar o estilo de vida.  Para desenvolver melhor seus resultados e a manutenção da sua saúde. Para assim, adaptar o seu corpo ao novo ritmo, desta forma, comece com atividades leves e vá progredindo.

 

Exercícios pós-operatório indicados 

 

A hidroginástica, natação, caminhadas, corrida, ginástica, treinamento funcional, ciclismo,danças, Crossfit  e musculação. Primeiro passo, saia do sedentarismo. Dessa forma o seu corpo vai adquirindo mais capacidade física e, caso seja o seu objetivo, é possível incorporar outras atividades após a liberação médica.

 

Geralmente depois de trinta dias após a cirurgia você já será liberado para exercícios de fortalecimento muscular. Este último, importantíssimo na manutenção e aumento da massa magra

 

Saiba mais: Como manter ou aumentar massa muscular com exercícios físicos

 

No treino de força, é importante trabalhar todo o corpo de forma globalizada,  mantendo uma rotina de no mínimo três vezes por semana. O treino deve ser prescrito e orientado por um profissional de educação física. A programação de treino deve sempre evoluir no volume e intensidade do treino.

 

É importante ressaltar o fortalecimento da região central do corpo, o (Core). O core é o grande responsável pelo equilíbrio do corpo e é formado por um conjunto de musculatura que atua com essa função. Sendo constituído pelos músculos do abdômen, da lombar, da pelve e do quadril, sendo assim imprescindível o  treino voltado para essa região.

 

Flexibilidade

 

Outro fator importantíssimo é a flexibilidade, que mesmo com a perda de peso ela  não progride, devendo ter que incluir na sua rotina de treino, exercícios de alongamento. Todo esse processo deve ser acompanhado através de avaliações de composição corporal, flexibilidade e força. Sendo assim tendo um melhor acompanhamento da evolução de cada paciente.

 

Fabio França 

Preparador Físico da Equipe da Clínica Multidisciplinar

Confira os melhores exercícios no pós-operatório