Como ocorre o preparo psicológico para a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica e metabólica por ser um método eficaz e seguro de tratamento e controle da obesidade e doenças associadas ao excesso de gordura corporal. Isso promove mudanças significativas e transformadoras na vida do paciente que se submete a ela. Espera-se que o candidato à cirurgia esteja preparado, no que se refere ao seu repertório emocional, para uma posição ativa e de ajustamento ao processo adaptativo que será exigido ao longo do pós-operatório, sendo este o objetivo principal da avaliação e acompanhamento psicológico.

 

O preparo psicológico tem início com um psicodiagnóstico que visa assegurar que o paciente, naquele momento, não possui um comprometimento emocional que possa vir a colocar em risco a manutenção dos benefícios de saúde assegurados com o procedimento cirúrgico. O trabalho de conscientização, também chamado de psicoeducativo, é realizado ao longo das reflexões e orientações promovidas, estimulando um planejamento terapêutico que envolva seus potenciais e minimize as dificuldades que possam surgir.

 

Leia também: Aspectos psicológicos no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica

 

Fase de preparação

O foco do acompanhamento psicológico, já na fase de preparação, deve ser sempre preventivo e educativo, considerando o aparecimento de novos fatores estressores no período de manutenção do peso conquistado com a cirurgia, além de expectativas que não serão atingidas com a perda de peso porque dizem respeito à relação do paciente com outros aspectos existenciais da sua vida de um modo geral, sendo, portanto valoroso que a saúde mental seja também priorizada após a realização da cirurgia.

A importância da conscientização

Quanto maior a conscientização sobre o procedimento cirúrgico e sobre si mesmo, maiores serão as chances de um equilíbrio emocional para a conquista das mudanças de hábitos e estilo de vida que o novo corpo precisa.

Psicóloga

Loise Ataliba

CRP 05/23397

 

Como ocorre o preparo psicológico para a cirurgia bariátrica?