Como combater o sedentarismo?

Para combater o sedentarismo, o ideal é incluir exercícios no dia a dia, ou seja, de 3 a 5 vezes por semana. Felizmente, existe uma infinidade de exercícios e modalidades esportivas diferentes para atender a todos os gostos, como musculação, pilates, corrida, caminhada e até o futebol.

O melhor é escolher algo de que goste e que, de fato, faça parte da rotina. É possível, inclusive, trocar uma atividade que não esteja dando certo. De nada adianta começar e abandonar ou ainda, dar a desculpa de que não tem tempo ou está com preguiça.

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Também dá para ir mudando os hábitos aos poucos, por meio de algumas opções mais saudáveis. Por exemplo, sempre que der, troque o elevador pela escada e tente ir a pé aos locais mais próximos, como farmácias e supermercados. Se trabalha sentado, evite ficar na mesma posição por muito tempo. Assim, levante, dê uma volta pelo escritório e faça alguns alongamentos durante o dia.

Algumas Dicas para deixar de ser sedentário:

  • Escolha a atividade física que mais se identifique;

  • Procure um ambiente perto de casa ou do trabalho;

  • Não tenha pressa para os resultados;

  • Aliar os exercícios à boa alimentação;

  • Aproveite o tempo livre para descansar;

  • Tenha um parceiro de atividades;

  • Saiba qual o melhor horário para o seu corpo;

  • Ter acompanhamento profissional;

  • Adote hábitos saudáveis;

  • divulgue a sua evolução com seus amigos e parentes.

Fabio França

Preparador Físico da Equipe da Clínica Multidisciplinar

Como combater o sedentarismo?