Atividades que fazem bem para a mente

Algumas estratégias de autocuidado podem ser praticadas para gerar sensação de bem estar e acalmar a mente. Ao praticá-las no seu cotidiano, você conseguirá ter um impacto positivo em sua saúde física e mental enquanto se prepara para realizar a cirurgia bariátrica e, muito especialmente, ao longo de todo seu pós-operatório.

 

Aqui, vamos sugerir algumas destas atividades, mas é sempre importante que você busque aquelas com as quais mais se identifica, compreendendo que prazer e bem-estar variam de pessoa para pessoa. O que traz tranquilidade a alguns, não necessariamente acalma os outros. Cada um tem suas preferências e, por isso, ao longo do caminho você vai definindo o que são as suas próprias estratégias de autocuidado.

 

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  • Fazer “muito mais” aquilo que você gosta é primordial, procure perceber se você não anda realizando em maior quantidade de vezes, durante a semana, justamente as atividades diárias que te causam estresse e mal-estar. Inverta essa lógica: pratique mais o que você curte;
  • Invista em técnicas de autoconhecimento. Comece uma terapia, volte o seu olhar para si mesmo, inicie um caminho de busca pessoal. Você sabe do que você gosta? Saberia dizer o que mais te dá prazer? Entende as emoções que anda sentindo ou só procura escondê-las?
  • Crie uma conexão maior com a natureza, busque a exposição solar pela manhã, respire ar livre, saia da acomodação costumeira que o ambiente fechado e refrigerado te traz e explore espaços maiores, que o contato com a natureza pode te proporcionar. Amplie seu campo;
  • Atividades relaxantes, como leitura, música, aulas de Yoga, meditação e jardinagem, podem te ajudar a se concentrar no momento presente, desligando-se do “modo turbo e automático” que geralmente nos acompanha na correria do dia a dia.

 

Lembre-se que cuidar de si mesmo é a sua mais valorosa oportunidade, seu corpo e sua mente agradecem!

 

Loise Ataliba

CRP 05/23397

Psicóloga Clínica

 

Atividades que fazem bem para a mente