Alimentos no pré-operatório: quais devo priorizar?

Inúmeras dúvidas surgem quando o paciente opta em realizar a cirurgia bariátrica, pois nessa decisão existem muitas questões importantes em jogo. Então, a posição de escolher quais alimentos no pré-operatório são ideais, é uma postura que faz parte do cenário nesse momento.

De uma forma geral, é recomendado ao paciente alimentos pré-operatórios que sejam equilibrados, para recuperar, ajustar ou manter o estado nutricional do paciente de maneira adequada. Desta forma , proporcionando refeições ricas em nutrientes que abranjam carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais. Além disso, é importante uma hidratação ajustada às suas necessidades, oferecendo todos os nutrientes e calorias de maneira balanceada.

Leia também: Por que priorizar os suplementos sublinguais na Cirurgia Bariátrica e Metabólica?

Contudo, nos últimos anos houve um intenso crescimento do conceito “ Fast Track Surgery “, que são um conjunto de medidas com intenção de reduzir o estresse cirúrgico e possibilitar a recuperação pós-operatória mais rápida. O método possibilita uma menor taxa de complicações e alta hospitalar precoce. E nesse contexto, a nutrição, desde o pré-operatório, torna-se uma grande aliada.

Nesse período, destacam-se ainda nutrientes específicos, como o ômega 3, arginina, nucleotídeos e antioxidantes para atenuar a resposta inflamatória e a modulação do sistema imune.

Onde encontrar os nutrientes?

Esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos como:

  • Ômega 3: em peixes tipo salmão e atum, sardinha, frutas oleaginosas como castanhas e nozes, óleos vegetais como o azeite;
  • Arginina: carne suína e bovina , castanhas do pará, caju e nozes, sementes de gergelim e abóbora;
  • Nucleotídeos: carnes bovinas, ovos, vísceras, frutos do mar, feijões e cogumelos;
  • Antioxidantes: alho, acerola, limão, kiwi, espinafre, uvas roxas, cenoura, tomate, beterraba, melancia, chá verde, gema de ovo, gérmen de trigo e semente de girassol;

Não é recomendado dietas severamente restritivas neste período, em função do risco de surgir algum déficit nutricional, a não ser que seja orientado pontualmente pelo seu médico ou nutricionista.

Em caso de dúvidas entre em contato com a sua equipe multidisciplinar!

Juliana Garcia

Nutricionista

CRN 02100364

Alimentos no pré-operatório: quais devo priorizar?