A importância de manter atividades físicas regulares

A prática de atividades físicas traz diversos benefícios para o corpo e para a mente. Desta forma, ajuda também na redução do estresse emocional e melhora a qualidade de vida de forma geral. Mas antes de iniciar uma atividade física é importante procurar a avaliação e o acompanhamento de um profissional de educação física. 

O exercício físico deve ser estimulado a toda  população. Ao contrário do que muitos pensam, em geral, aqueles que têm mais receio em praticar exercícios como portadores de comorbidades  são os que mais se beneficiam da prática. 

Leia também: Como combater o sedentarismo?

Recomendações

A recomendação do American College of Sports Medicine e a American Heart Association é que todos os adultos saudáveis entre 18 e 65 anos de idade praticam atividade física aeróbica de intensidade moderada por, no mínimo, 30 minutos por dia em cinco dias, totalizando 150 minutos por semana; ou de intensidade vigorosa por, no mínimo, 20 minutos em três dias da semana, totalizando 75 minutos por semana.

Mudar um hábito de vida é extremamente difícil, entretanto, incluir exercícios na sua rotina é fundamental para a saúde. Diante dessa necessidade, o Ministério da Saúde dá  dicas importantes para começar a prática de atividades físicas:

  • Encontre um local adequado para praticar as atividades físicas, como parques, praças e similares.

  • Comece com uma atividade que não exige alto preparo físico;

  • Praticar atividade física perto de casa; que não exijam grandes deslocamentos, o que ajuda na manutenção desse hábito;

  • Procure atividades realizadas por várias pessoas, inclusive do seu círculo de amizade, o que poderá ser um estímulo a mais.

O sedentarismo é um ponto importante a ser falado .Ele  pode ser definido, de uma maneira resumida, como a falta da prática de exercícios físicos regulares. Muitas pessoas em nosso planeta são sedentárias e esse hábito, juntamente com uma alimentação inadequada, tem gerado uma série de problemas graves para a saúde da população.

As pessoas sedentárias apresentam até 30% mais riscos de desenvolver diversos problemas. Não podemos nos esquecer  da obesidade que é também um problema de saúde crônico, que além de afetar negativamente a saúde física da pessoa, afeta diretamente o emocional.

Sendo assim percebemos, que a atividade física é importante nos mais variados aspectos da nossa vida e é essencial para uma vida mais saudável e uma longevidade tranquila.

Fabio França

Preparador Físico da Equipe da Clínica Multidisciplinar

A importância de manter atividades físicas regulares